Planificação do projecto
Uma coisa que já podia ter publicado aqui no nosso caderno de Área de Projecto, para que alunos e encarregados de educação possam ter conhecimento, é a planificação deste projecto de construção de weblogs para a Turma C do 7.º Ano.
ÁREA DE PROJECTO
Planificação do projecto
Planificação do projecto
Tema do Projecto da Turma: Os Weblogs como complemento ao ensino presencial.
Ano: 7.º - Turma: C - Ano Lectivo: 2006/ 2007
1. Identificação do(s) problema(s) / sub - tema(s)
Pouca motivação para o estudo e para a frequência da escola.
Desconhecimento do uso didáctico e pedagógico da Internet.
Insuficiente informação por parte dos encarregados de educação acerca dos objectivos e conteúdos das disciplinas.
2. Objectivos do projecto
Motivar os alunos para a utilização deste novo recurso de comunicação.
Verificar a importância da integração dos blogues no processo de ensino/ aprendizagem como forma de suporte e complemento do desenvolvimento das competências essenciais.
Fornecer um suporte ao ensino presencial (publicação de textos, publicação de desenhos/ imagens, reflexões, pesquisas, …)
Promover e disponibilizar um meio de comunicação extra aulas entre alunos, professores e encarregados de educação.
Promover o uso didáctico e pedagógico da Internet.
Saber cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
3. Produto final
Portefólios digitais das várias disciplinas da turma, com a possibilidade de continuação ao longo do 3.º ciclo.
Exposição final do conjunto dos weblogs.
4. Interdisciplinaridade
Disciplinas intervenientes: Todas.
Forma(s) de intervenção: Publicações (postagens) e comentários, de acordo com as necessidades e especificidades de cada disciplina.
5. Actividades a desenvolver
Pesquisas na Internet sobre as diferentes possibilidades de utilização dos weblogs como suporte ao ensino presencial.
Criar endereços de correio electrónico individuais.
Criar um weblog para cada disciplina da turma.
Apresentação do produto final à comunidade educativa, colocando, se for viável, ligações para os blogs no site do Agrupamento.
6. Recursos
6.1. Humanos
Professores da turma.
Alunos da turma.
Encarregados de Educação.
6.2. Materiais
Existentes:
Internet.
Computadores.
Projector multimédia.
A garantir:
Mais computadores.
7. Calendarização
INÍCIO: Início do Ano Lectivo. FIM: Final do Ano Lectivo
8. Formas de avaliacão do projecto
Decorrer do processo:
Exploração de potencialidades técnicas (inserção de imagens, links e informação diversa) disponíveis na Internet.
Publicação de elementos estatísticos acerca da evolução da familiarização dos alunos com as novas tecnologias e os novos meios de comunicação.
Evolução quantitativa e qualitativa de contributos (postagens e comentários).
Articulação com os objectivos e conteúdos de cada disciplina.
Resposta ao problema/produto final:
Maior envolvimento e interesse renovado pelas actividades escolares por parte de todos os intervenientes no processo de ensino/ aprendizagem.
Familiarização com as novas tecnologias e meios de comunicação.
Utilização mais adequada e responsável da Internet.
9. Formas de avaliação dos intervenientes
Auto-avaliação dos discentes em grelhas próprias para o efeito.
Avaliação qualitativa por parte do docente em grelhas próprias.
O Professor/ Orientador: José Pedro Ribeiro
Mais computadores.
7. Calendarização
INÍCIO: Início do Ano Lectivo. FIM: Final do Ano Lectivo
8. Formas de avaliacão do projecto
Decorrer do processo:
Exploração de potencialidades técnicas (inserção de imagens, links e informação diversa) disponíveis na Internet.
Publicação de elementos estatísticos acerca da evolução da familiarização dos alunos com as novas tecnologias e os novos meios de comunicação.
Evolução quantitativa e qualitativa de contributos (postagens e comentários).
Articulação com os objectivos e conteúdos de cada disciplina.
Resposta ao problema/produto final:
Maior envolvimento e interesse renovado pelas actividades escolares por parte de todos os intervenientes no processo de ensino/ aprendizagem.
Familiarização com as novas tecnologias e meios de comunicação.
Utilização mais adequada e responsável da Internet.
9. Formas de avaliação dos intervenientes
Auto-avaliação dos discentes em grelhas próprias para o efeito.
Avaliação qualitativa por parte do docente em grelhas próprias.
O Professor/ Orientador: José Pedro Ribeiro
5 comentários:
OLÁ!
Parabéns pelo vosso trabalho!
Eu sou psicóloga e trabalho na área do pensamento criativo, nas técnicas de pensamento de Edward de Bono. Ele considera que o pensamento também se ensina e que podemos sempre aprender a pensar melhor. Como? visitem o site www.eureekka.com
Se estiverem interessados, digam qualquer coisa.
Continuação de BOM TRABALHO!!
Boa noite
Mais uma vez os meus parabens a todos pelo trabalho desenvolvido.
o projecto é interessante e julgo que se manterá após o fecho deste ano lectivo. Apenas chamos a atenção para o facto de este "blog" ter sido "um pouco abandonado" após a criação dos "blogs" por disciplina. Julgo que este deveria ser sempre o ponto de encontro da turma.
Parabens, um bom final de ano para todos.
Olá, Sr. Joaquim Machado!
Obrigado pelo incentivo, coisa que todos nós precisamos e, às vezes, até muito!
Por vezes há fases de trabalho menos visíveis, menos espectaculares, como por exemplo, enviar convites de uns para os outros (alunos) para serem membros dos blogues, ou criar as ligações em todos os blogues para todos os blogues. A maior dificuldade surge pelo facto de a grande maioria dos alunos da turma não ter internet em casa e só termos uma aula por semana (que nem sempre acontece, por razões várias). De qualquer maneira, as coisas vão avançando: fiz a postagem da assinatura do Tratado dos Cidadãos com Deficiência que considerei especialmente importante para esta turma 7.ºC à qual pertencem o João e o Jorge. Coloquei recentemente na barra lateral o slideshow com as fotografias dos alunos que fizemos em duas aulas, substituindo a fotografia estática que lá se encontrava e que parecia não agradar muito a alguns alunos. Aproveitei assim para mostrar mais um recurso dos vários que existem disponíveis para blogues. No blogue de xadrez coloquei o tabuleiro desde que o Carlos me permitiu mexer lá, convidando-me para administrador temporário (já não sou novamente). Estava combinado, para a próxima terça-feira, dia 10, uma apresentação do projecto aos professores da turma, mas afinal parece que vou ter que a adiar porque tenho uma acção de formação mais ou menos a essa hora em Braga. As coisas vão como podem e estou perfeitamente de acordo no que diz acerca deste projecto poder continuar nos próximos anos lectivos. Isso é, de facto, minha intenção. Os blogues não têm prazo e poderão, cada vez mais, se os professores os começarem a utilizar, a ser um recurso extra-sala de aula que pode ser muito útil. Se quiser ver o blogue que uso para as minhas turmas em geral, poderá ficar com uma ideia. (http://sai-te.blogspot.com) Tenciono ainda, logo que tenha um pouco mais de tempo, experimentar construir um blogquest.
Obrigado pelo apoio e saiba que a sua colaboração e ideias são sempre muito bem-vindas, pudesse ser assim com mais encarregados de educação. Uma delas foi a de fazer uma hiperligação para este blogue no sítio da Escola. Obrigado, mais uma vez e boa Páscoa!
José Pedro Ribeiro
Olá
agradeço desde já a possibilidade de poder aceder a este blog e ás informações dadas nele.
Sou aluna de 12 também a leccionar àrea de projecto, escrevo este mail, na espectativa de alguém acima de mim com conhecimento vasto na Disciplina me poder explicar uma coisa.
Em àrea de projecto, dentro do tema, cada grupo define o seu sub tema.
uma ves que o sub tema é aceite, e as ideias para ele sao definidas e concordadas. Há algo que me diga que tenho obrigatoriamente de fazer uma maquete? nao sendo nem de artes, nem tendo essa ideia para o meu projecto?
agradeço desde ja a sua atençao
aguardo uma resposta
Olá, Joana!
Não percebi bem: é aluna ou professora? Os alunos não leccionam. O que significa "aluna de 12"? Refere-se à sua idade (12 anos), ou ao ano lectivo que frequenta (12.º ano)? Se é aluna, deverá colocar ao seu professor, ou professora, essa pergunta sobre a obrigatoriedade de construir uma maquete. Se assim for, penso que poderá pedir-lhe orientação nessa tarefa.
Cumprimentos.
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